Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de julho de 2011

TUTORIAL Leitores de HQs



[TUTORIAL]Leitores de HQs

Esse Tutorial é para leitores de HQs no PC e no PSP.

1 - Formatos das HQ's
2 - Leitores de HQ's
3 - Instalação dos leitores
4 - Download's
5 - Créditos

1 - Formatos das HQ's

Os principais formatos de hq's que são disponibilizados aqui na PSP BRASIL - RELOADED Mangás e Hq's estão nos formatos .cbr, .cbz, .rar, .pdf. sendo esses dois últimos os menos utilizados por serem mais pesados e menos práticos para leitura.
Basicamente, .cbr e .cbz são os formatos mais difundidos pela rede, embora eu o classificaria como um pseudo-formato pois ele so existe para ser aberto automaticamente com os programas leitores de HQ's. na verdade o .cbr e o .cbz são , respectivamente, arquivos .rar e .zip renomeados.


2 - Leitores de HQ's

Bom, os leitores de scan são classificados como leitores de imagens sequenciais, e eles lêem essas imagens de um arquivo zipado, o fato de ter uma extensão própria serve basicamente para ficar mais fácil o acesso a essas hq's.
Os principais leitores são CD Dysplay (Windows), Comix (Linux), Comical (MacOSX) e PSPComics (PSP). é claro que há muitos outro softwarews disponiveis na rede, mas é desses que iremos tratar aqui neste tutorial.

I - CDidsplay
Sem sombra de duvidas é o mais utilizado para a leitura dos hq’s. possui uma interface limpa e boa opções para personalizar sua leitura, coisas como abrir as paginas duplas juntas, com ou sem zoom. infelizmente o projeto foi descontinuado, o que nos deixa sem atualizações desse maravilhoso software. mas, já há projetos de softwares clones na internet.

II - Comix
É o principal leitor de hq’s para quem utiliza o linux, não fica devendo em nada aos softwares do windows, tem quase todas as configurações do windows e mais algumas. Sua principal opção extra é a opção de mudar a paginação da pag, para se ler mangás da mesma forma que se lê quadrinhos. ainda não o testei, mas a minha visão inicial sobre ele é uma das melhores.

III - Comical
Não é o pricipal leitor de quadrinhos para MacOSX, mas eu o escolhi para colocar aqui por ser um leitor gratuito para o sistema, não pude testa-lo por não possuir um Mac, mas assim q possivel eu tento fazer um review melhor. o que eu vi pela rede é que é um software enxuto, sem grandes funcionalidades, nem nenhuma novidade gritante em comparação a outros softwares leitores de hq’s. se você possui um Mac e quiser gastar alguns dolares comprando a licença de um software, recomendo procurar o ComicBookLover, que além de ser um leitor de hq’s ele serve também como uma biblioeca para sua coleção.


IV - PSP Comics

É a Homebrew responsavel pela nossa leitura de quadrinhos no portatil da sony. é o aplicativo mais utlizado dentro da nossa comunidade(que afinal é uma comunidade destinada a esse fim) e é uma ferramenta sem muitas palhaçadas. mas que cumpre bem aquilo que ela propoem. levar os seus quadrinhos preferidos no seu bolso.

3 - Instalação Dos Leitores
I - CDisplay
I.1 - Baixe o CDisplay
I.2 - Extraia o arquivo usando o winrar
I.3 - Dê dois cliques no arquivo setup, e aperte next até o final

II - Comix
Como há varias distribuições de linux no mercado, e cada uma possui suas singularidades, Não darei mais detalhes de como instalar aqui. o que eu tenho que dizer é quer eh um arquivo .tar.gz e ele necessta das seguintes dependencias:
- Python 2.4
- PyGTK 2.12
- PIL(Python Imaging Library) 1.1.5

Um exemplo simples da instalação que eu retirei do proprio site.
# tar -xzf comix-x.y.z.tar.gz
# cd comix-x.y.z
# python install.py install
(não me responsabilizo por instalações mal feitas, ou mau funcionamento do programa. não sei usar linux direito. então os usuarios mais experientes que quiserem colaborar com o tuto, favor se pronunciar abaixo)

III - Comical
Também não tenho a menor experiencia com o MacOSX mas segundo um tutorial na internet. a instalação segue um certo padrão. que seria:
III.1 - Baixar o Comical
III.2 - Dar dois cliques no arquivo .dmg que você baixou
III.3 - O Icone irá se transformar numa unidade na aréa de trabalho, se por acaso não abrir uma janela de instalação. só dar dois cliques nesse icone
III.4 - Quando abrir a tela de isntalação você só precisa arrastar o comical para dentro da pasta aplicações.
(mais uma vez, não tenho experiencia com o MacOSX, então não me responsabilizo com instalações mal feitas ou mau funcionamento do software em questão, se alguem com experiencia no MacOSX quiser colaborar também será muito bem vindo!)


IV - PSP Comics
IV.1 - Baixe o PSP Comic’s
IV.2 - Extraia o arquivo com o winrar, irá ter duas pastas, pspcomic e comics
IV.3 - Copie a pasta pspcomic para MS:/PSP/Game
IV.4 - Tire o PSP do modo USB e execute o PSP Comics, Irá dar um erro de themes na tela. Saia dele e reconecte o USB
V.5 - Agora substitua a pasta comics que o PSP Comic’s criou na rais do seu MS por essa que estava no arquivo .rar




Nenhum comentário:

Postar um comentário